Como cobrar por serviço de eletricista? Esta é uma pergunta muito comum entre os eletricistas! Qual é a melhor forma de cobrar pelo serviço prestado, lembrando que a melhor formar envolve o preço justo tanto para o prestador de serviço, quanto para o cliente.
A parte do orçamento para o profissional autônomo é uma das grandes dificuldades e certamente uma das principais dúvidas entre os profissionais da elétrica. Geralmente o orçamento não deve ser cobrado, mas isso não é uma regra, cabendo ao prestador de serviço definir se deve cobrar ou não.
Qual a melhor forma de cobrar pelo serviço de eletricista?
Quando o assunto é a forma de cobrança dos serviços que serão prestados, o eletricista deve deixar isso bem claro, visando evitar possíveis transtornos futuros. Estes problemas podem acontecer, visto que há muitas maneiras de se cobrar o valor de um serviço. Sendo assim, defina claramente este ponto com o cliente.
As formas de cobranças são: cobrança por ponto, cobrança por diária ou cobrança por metro quadro. Neste artigo vamos falar sobre as formas de cobranças de serviços elétricos e quais as vantagens e desvantagens de cada um.
Quais as características da cobrança por ponto?
Forma de cobrança baseado em uma tabela de valores pré-definida. Como estes valores são pré-definidos, não se leva em consideração a dificuldade da atividade o que pode trazer problemas com a valorização do serviço de acordo com a dificuldade da atividade.
Vantagens
- A maior parte dos clientes já estão acostumados com esta forma de cobrança.
- Fácil definição de valores.
Desvantagens
- A principal é não levar em consideração as dificuldades de acordo com a atividade. Isso pode fazer com o que o preço cobrado pelo ponto, seja muito inferior ao real trabalho que ele deu.
- Outra desvantagem é quando aparece diversos imprevistos e complicações no serviço, tudo isso faz com que o valor pré-determinado fique muito abaixo.
- Este tipo de cobrança também não é o mais indicado para serviços em locais com muitos pontos, visto que o valor pode ficar muito alto para o cliente e você tenha que ir negociando este valor.
- Da mesma forma, a cobrança por ponto pode não ser vantajosa para o prestador de serviço quando são poucos pontos.
Quais as características da cobrança por metro quadrado?
Esta é a forma mais indicada para obras e serviço de instalações maiores. Ela é muito comum principalmente em novas instalações. Esta forma de cobrança também não leva em consideração a dificuldade e/ou imprevistos de uma obra.
Vantagens
- Facilita o cálculo do valor final.
- Existem menos chances de haver imprevistos e complicações, uma vez que as instalações são novas.
Desvantagens
- Não levar em consideração os contra tempos
- Podem necessitar de manutenções ou alterações do planejado, ou seja, o valor final pode ficar defasado.
- Valor geralmente acompanha a tabela de construções civis da região. Sendo mais difícil administrar esta parte.
Quais as características da cobrança por hora ou diária?
Esta é a forma de cobrança que serve para qualquer tipo de atividade. Se bem valorizada quanto a hora ou a diária, as dificuldades de uma instalação serão compensadas por um valor mais justo diretamente relacionado com o tempo maior trabalhado.
Vantagens
- A forma mais indicada para os eletricistas autônomos.
- Pode-se incluir nos valores fixados o deslocamento, INSS, valor de almoço e férias por exemplo.
- Facilita a administração dos custos e lucros.
- Forma mais justa para cliente e prestador de serviço.
Desvantagens
- Geralmente o eletricista não consegue levar em consideração todos os custos.
- A forma menos indicada para as pessoas desorganizadas.
Para facilitar ainda mais o entendimento sobre este assunto, confiram este vídeo super explicativo que aborda além das formas de pagamento, vivências relacionadas a elas.
O que considerar na hora de definir os preços?
Além da honestidade que deve ser o principal sempre, o prestador de serviço deve pensar em todos os gastos. Após definir tudo que será gasto, ele deve pensar na elaboração dos lucros. Quando o prestador de serviço erra nestes cálculos, ou haverá uma redução dos lucros ou haverá prejuízo.
Quando o eletricista realiza um bom planejamento, é um profissional organizado, capacitado e principalmente honesto. As chances dele ter problemas quanto a forma de pagamento são muito pequenas. Sendo assim, mãos à obra!
Ótimas dicas nesse canal: https://www.youtube.com/user/MundoDaEletrica
muito bem obrigado....
ResponderExcluir