Pular para o conteúdo principal

Dicas Básicas Para Atuar Como Eletricista

O eletricista  é o profissional que cuida das partes residenciais, prediais e industriais no sentido de dar apoio à parte elétrica. O profissional instala, vistoria e garante o correto funcionamento de aparelhos elétricos, eletrônicos e redes de distribuição de energia elétrica.
Para ser eletricista, a pessoa deve ter o Ensino Médio completo, cursos de eletricidade e eletrônica básica e conhecer os equipamentos de proteção individual, como a utilização de luvas e óculos, por exemplo, para preservar sua integridade durante os trabalhos que irá fazer.
A segurança é muito importante e o eletricista que não atende aos cuidados requeridos pela classe pode sofrer acidentes distintos que podem levar até a morte.
Inicialmente, o eletricista é acompanhado por outras pessoas mais experientes para a realização de serviços, visto que os acidentes e desperdícios de tempo e material são muito frequentes neste início, o que não é o ideal em diversos pontos de vista.

Dicas básicas para atuar como eletricista – Técnicas

Normalmente, o curso completo que forma o eletricista possui alguns conhecimentos técnicos a serem ministrados aos alunos.
Eletrotécnica: Trata de eletricidade, resistência elétrica, circuitos paralelos em série e mistos, condensadores, potência e energia, magnetismo, eletromagnetismo, correntes contínuas e alternadas, sistemas monofásico, bifásico e trifásico, transformadores, alternatores, motores e dínamos. É uma das partes mais importantes na formação de como atuar como eletricista e o aluno, geralmente, tem contato com estas questões antes mesmo de chegar à sala de aula, sendo aprimoradas as técnicas que previamente já pode ter conhecimento.
Instalações elétricas de interior: O aluno aprende sobre representação gráfica, símbolos das instalações elétricas, segurança das instalações prediais, residenciais e das indústrias. Além disso, estuda-se segurança das instalações elétricas, como normas no campo elétrico, prevenção dos riscos elétricos e aterramento das instalações elétricas. Os cursos de como atuar como eletricista podem ter valores diversos, assim como o tempo de conclusão de curso, dependendo da instituição escolhida.

Dicas básicas para atuar como eletricista – Habilidades

Os eletricistas devem ter algumas habilidades básicas necessárias para que desempenhem um bom trabalho a sociedade. Estamos falando de atenção, capacidade de ouvir críticas e elogios, resolução de problemas, capacidade de fazer cálculos facilmente e dominar as suas ferramentas de trabalho, etc. Além disso, a visão deve estar preservada e a coordenação motora também. Caso haja algum quesito que se encontre fora do ideal, é necessário que o eletricista procure as devidas modificações.

Dicas básicas para atuar como eletricista – Contratantes

O mercado de trabalho para eletricistas é bem amplo e o profissional poderá ser contratado por empresas de pequeno, médio e grande porte relacionados à construção civil. Há a oportunidade da atuação de eletricistas em indústrias e oportunidades autônomas como a realização de trabalhos simples em residências, como a troca de fiações e outras técnicas.
O eletricista residencial pode atuar de forma individual ou conjunta e cabe ao profissional escolher a área que mais tem a ver com suas habilidades para começar a trabalhar.

Dicas básicas para atuar como eletricista – Iniciantes

Para os iniciantes, algumas dicas são muito importantes para ajudá-los a não cometer erros muito comuns. As lâmpadas, por exemplo, devem ser manuseadas com muito cuidado, pois é muito comum que o eletricista, no momento da primeira troca de lâmpada, acabe caindo no erro de descuidar-se do material sensível da parte externa do equipamento e quebrando-o. Na troca de lâmpadas, também é necessário que haja o desligamento do disjuntor.
O aparelho de TV é um dos equipamentos que mais exige habilidade para ser consertado. O eletricista deve tomar cuidado para não mexer nas partes internas destes aparelhos, pois alguns podem armazenar energia elétrica na parte interior, mesmo estando desligados fora da tomada.
Assim como o aparelho de TV, outros equipamentos e fiações devem estar longe do alcance de crianças para evitar acidentes comuns, como choques com alta voltagem. As antenas devem permanecer em regiões altas longe do alcance de crianças e de animais de estimação.

Dicas básicas para atuar como eletricista – Primeiros Socorros

É essencial que nas dicas básicas para atuar como eletricista fale-se sobre a necessidade do conhecimento por parte destes profissionais de noções básicas de primeiros socorros, já que é uma profissão que, muitas vezes, expõe a pessoa a certo perigo.
No curso de eletricista é eletricista bastante abordado este tipo de dicas de primeiros socorros e o aluno deve passar por um exame para atestar o seu conhecimento sobre o assunto.
Se uma pessoa for eletrocutada, não se deve tocar nela e a medida correta é afastar o cabo ou fio da pessoa utilizando um pedaço de madeira seca ou outro material que não seja condutor de energia elétrica. Imediatamente, o socorro deve ser acionado para cuidar dos danos que podem surgir a partir de um acidente como este.
eletricista deve tomar cuidado em ligar os fios terra em todos os equipamentos que possuírem estes fios, e jamais improvisar usando materiais semelhantes aos que realmente devem ser adequados para efetuar uma função. A economia pode sair muito caro a longo prazo a partir de acidentes que podem acontecer ou deixar o serviço mal feito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quadro de Distribuição – Procedimento de Montagem.

Quadro de distribuição de circuito, o famoso QDC; Existem certos procedimentos exigidos pelas normas NBR  5410/97 que devemos respeitar. Vale lembrar que toda montagem elétrica tem um   procedimento e hoje vamos ver quais os procedimentos corretos para fazer uma montagem de um QDC, quadro de distribuição de circuito. Segue abaixo os procedimentos passo a passo para que se possa fazer uma boa montagem de um QDC – Quadro de distribuição elétrico. Quadro de Distribuição – Procedimento de Montagem. Sempre instalar o quadro de distribuição em local de fácil acesso, facilitando assim na montagem e na manutenção quando necessário. Dê preferência em fazer a montagem do quadro de distribuição no centro da carga, quando possível. Identificar o quadro e os disjuntores do lado externo com uma tarja escrito o nome do circuito; Ex; QDC-01, Dj01-circuito de iluminação. (QDC é a tag para cada quadro de distribuição e Dj é a tag para cada disjuntor) Sempre fazer a montagem...

Como Testar Polarização dos enrolamentos de Motores Elétricos Trifásico.

Como testar polarização dos enrolamentos de motores elétricos . Para fazermos este tipos de testes de polarização nos enrolamentos, vamos precisar de um multímetro com escala de tensão alternada. Como testar ! Vamos criar os procedimentos necessários para os testes de polarização dos enrolamentos de motores elétricos, é muito simples e fácil de fazer, só tem que ficar atento para não acidentar, pois vamos trabalhar com uma tensão de 220 volts na hora do teste, sempre ligar as pontas para teste com a rede elétrica desligada, só depois que as pontas estiverem conectadas na rede é que devemos energizar as mesmas. Como testar ! Primeiramente para fazer um teste de polarização, tem que usar um multímetro na escala de tensão alternada, com o uso deste multímetro conseguimos identificar a polarização dos enrolamentos dos motores elétricos; para fazer os testes de polarização vamos consideras as três bobinas do motor, já que este teste se refere a um motor trifásico de seis pontas confo...

lista de ferramentas para eletricista

AS FERRAMENTAS Para poder trabalhar com eletricidade não podemos contar simplesmente com as nossas mãos. Precisamos de um certo número de ferramentas que, felizmente, não são das mais caras. Na verdade, existem algumas ferramentas sofisticadas que podem facilitar muito certos trabalhos, mas a relação custo/ benefício torna-as muito mais interessantes para os instaladores e eletricistas profissionais do que para os amadores. Por outro lado, existem as ferramentas obrigatórias, que são aquelas necessárias para realizar os mínimos trabalhos de reparação ou implantação numa instalação elétrica. A seguir, vamos dar uma relação dessas ferramentas obrigatórias que recomendamos que o leitor tenha à disposição, além de algumas que não são obrigatórias, mas que podem ajudar bastante . a) Chave de fenda Certamente esta é a ferramenta mais comum e a maioria das pessoas possui em casa. Para trabalhar com instalações elétricas é conveniente ter pelo menos duas chaves de fenda disponív...