Pular para o conteúdo principal

Como cobrar por serviço de eletricista?

Como cobrar por serviço de eletricista? Esta é uma pergunta muito comum entre os eletricistas! Qual é a melhor forma de cobrar pelo serviço prestado, lembrando que a melhor formar envolve o preço justo tanto para o prestador de serviço, quanto para o cliente.
A parte do orçamento para o profissional autônomo é uma das grandes dificuldades e certamente uma das principais dúvidas entre os profissionais da elétrica. Geralmente o orçamento não deve ser cobrado, mas isso não é uma regra, cabendo ao prestador de serviço definir se deve cobrar ou não.

Qual a melhor forma de cobrar pelo serviço de eletricista?

Quando o assunto é a forma de cobrança dos serviços que serão prestados, o eletricista deve deixar isso bem claro, visando evitar possíveis transtornos futuros. Estes problemas podem acontecer, visto que há muitas maneiras de se cobrar o valor de um serviço. Sendo assim, defina claramente este ponto com o cliente.
As formas de cobranças são: cobrança por ponto, cobrança por diária ou cobrança por metro quadro. Neste artigo vamos falar sobre as formas de cobranças de serviços elétricos e quais as vantagens e desvantagens de cada um.

Quais as características da cobrança por ponto?

Forma de cobrança baseado em uma tabela de valores pré-definida. Como estes valores são pré-definidos, não se leva em consideração a dificuldade da atividade o que pode trazer problemas com a valorização do serviço de acordo com a dificuldade da atividade.
Vantagens
  • A maior parte dos clientes já estão acostumados com esta forma de cobrança.
  • Fácil definição de valores.
Desvantagens
  • A principal é não levar em consideração as dificuldades de acordo com a atividade. Isso pode fazer com o que o preço cobrado pelo ponto, seja muito inferior ao real trabalho que ele deu.
  • Outra desvantagem é quando aparece diversos imprevistos e complicações no serviço, tudo isso faz com que o valor pré-determinado fique muito abaixo.
  • Este tipo de cobrança também não é o mais indicado para serviços em locais com muitos pontos, visto que o valor pode ficar muito alto para o cliente e você tenha que ir negociando este valor.
  • Da mesma forma, a cobrança por ponto pode não ser vantajosa para o prestador de serviço quando são poucos pontos.

Quais as características da cobrança por metro quadrado?

Esta é a forma mais indicada para obras e serviço de instalações maiores. Ela é muito comum principalmente em novas instalações. Esta forma de cobrança também não leva em consideração a dificuldade e/ou imprevistos de uma obra.
Vantagens
  • Facilita o cálculo do valor final.
  • Existem menos chances de haver imprevistos e complicações, uma vez que as instalações são novas.
Desvantagens
  • Não levar em consideração os contra tempos
  • Podem necessitar de manutenções ou alterações do planejado, ou seja, o valor final pode ficar defasado.
  • Valor geralmente acompanha a tabela de construções civis da região. Sendo mais difícil administrar esta parte.

Quais as características da cobrança por hora ou diária?

Esta é a forma de cobrança que serve para qualquer tipo de atividade. Se bem valorizada quanto a hora ou a diária, as dificuldades de uma instalação serão compensadas por um valor mais justo diretamente relacionado com o tempo maior trabalhado.
Vantagens
  • A forma mais indicada para os eletricistas autônomos.
  • Pode-se incluir nos valores fixados o deslocamento, INSS, valor de almoço e férias por exemplo.
  • Facilita a administração dos custos e lucros.
  • Forma mais justa para cliente e prestador de serviço.
Desvantagens
  • Geralmente o eletricista não consegue levar em consideração todos os custos.
  • A forma menos indicada para as pessoas desorganizadas.
Para facilitar ainda mais o entendimento sobre este assunto, confiram este vídeo super explicativo que aborda além das formas de pagamento, vivências relacionadas a elas.

O que considerar na hora de definir os preços?

Além da honestidade que deve ser o principal sempre, o prestador de serviço deve pensar em todos os gastos. Após definir tudo que será gasto, ele deve pensar na elaboração dos lucros. Quando o prestador de serviço erra nestes cálculos, ou haverá uma redução dos lucros ou haverá prejuízo.
Quando o eletricista realiza um bom planejamento, é um profissional organizado, capacitado e principalmente honesto. As chances dele ter problemas quanto a forma de pagamento são muito pequenas. Sendo assim, mãos à obra!

                              Ótimas dicas nesse canal: https://www.youtube.com/user/MundoDaEletrica

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quadro de Distribuição – Procedimento de Montagem.

Quadro de distribuição de circuito, o famoso QDC; Existem certos procedimentos exigidos pelas normas NBR  5410/97 que devemos respeitar. Vale lembrar que toda montagem elétrica tem um   procedimento e hoje vamos ver quais os procedimentos corretos para fazer uma montagem de um QDC, quadro de distribuição de circuito. Segue abaixo os procedimentos passo a passo para que se possa fazer uma boa montagem de um QDC – Quadro de distribuição elétrico. Quadro de Distribuição – Procedimento de Montagem. Sempre instalar o quadro de distribuição em local de fácil acesso, facilitando assim na montagem e na manutenção quando necessário. Dê preferência em fazer a montagem do quadro de distribuição no centro da carga, quando possível. Identificar o quadro e os disjuntores do lado externo com uma tarja escrito o nome do circuito; Ex; QDC-01, Dj01-circuito de iluminação. (QDC é a tag para cada quadro de distribuição e Dj é a tag para cada disjuntor) Sempre fazer a montagem...

Como Testar Polarização dos enrolamentos de Motores Elétricos Trifásico.

Como testar polarização dos enrolamentos de motores elétricos . Para fazermos este tipos de testes de polarização nos enrolamentos, vamos precisar de um multímetro com escala de tensão alternada. Como testar ! Vamos criar os procedimentos necessários para os testes de polarização dos enrolamentos de motores elétricos, é muito simples e fácil de fazer, só tem que ficar atento para não acidentar, pois vamos trabalhar com uma tensão de 220 volts na hora do teste, sempre ligar as pontas para teste com a rede elétrica desligada, só depois que as pontas estiverem conectadas na rede é que devemos energizar as mesmas. Como testar ! Primeiramente para fazer um teste de polarização, tem que usar um multímetro na escala de tensão alternada, com o uso deste multímetro conseguimos identificar a polarização dos enrolamentos dos motores elétricos; para fazer os testes de polarização vamos consideras as três bobinas do motor, já que este teste se refere a um motor trifásico de seis pontas confo...

lista de ferramentas para eletricista

AS FERRAMENTAS Para poder trabalhar com eletricidade não podemos contar simplesmente com as nossas mãos. Precisamos de um certo número de ferramentas que, felizmente, não são das mais caras. Na verdade, existem algumas ferramentas sofisticadas que podem facilitar muito certos trabalhos, mas a relação custo/ benefício torna-as muito mais interessantes para os instaladores e eletricistas profissionais do que para os amadores. Por outro lado, existem as ferramentas obrigatórias, que são aquelas necessárias para realizar os mínimos trabalhos de reparação ou implantação numa instalação elétrica. A seguir, vamos dar uma relação dessas ferramentas obrigatórias que recomendamos que o leitor tenha à disposição, além de algumas que não são obrigatórias, mas que podem ajudar bastante . a) Chave de fenda Certamente esta é a ferramenta mais comum e a maioria das pessoas possui em casa. Para trabalhar com instalações elétricas é conveniente ter pelo menos duas chaves de fenda disponív...