Pular para o conteúdo principal

Quadro de Distribuição – Procedimento de Montagem.

Quadro de distribuição de circuito, o famoso QDC; Existem certos procedimentos exigidos pelas normas NBR 5410/97 que devemos respeitar. Vale lembrar que toda montagem elétrica tem um 
Quadro-de-distribuiçãoprocedimento e hoje vamos ver quais os procedimentos corretos para fazer uma montagem de um QDC, quadro de distribuição de circuito.

Segue abaixo os procedimentos passo a passo para que se possa fazer uma boa montagem de um QDC – Quadro de distribuição elétrico.
Quadro de Distribuição – Procedimento de Montagem.
  1. Sempre instalar o quadro de distribuição em local de fácil acesso, facilitando assim na montagem e na manutenção quando necessário.
  2. Dê preferência em fazer a montagem do quadro de distribuição no centro da carga, quando possível.
  3. Identificar o quadro e os disjuntores do lado externo com uma tarja escrito o nome do circuito; Ex; QDC-01, Dj01-circuito de iluminação. (QDC é a tag para cada quadro de distribuição e Dj é a tag para cada disjuntor)
  4. Sempre fazer a montagem de um quadro de distribuição com uma capacidade maior, para uma possível ampliação do circuito elétrico no futuro. Veja procedimento de capacidade do QDC abaixo:
  • Quadro de distribuição para seis circuitos, deixar no mínimo dois circuitos reserva.
  • Quadro de distribuição para sete a doze circuitos, deixar no mínimo três circuitos reservas.
  • Quadro de distribuição para treze a trinta circuitos, deixar no mínimo quatro circuitos reservas.
  • Quadro de distribuição acima de trinta circuitos, deixar no mínimo 15% do circuitos reservas.
OBS: Estas regras são estabelecidas pela norma NBR 5410/97.
5. Fazer a instalação dos seguintes circuitos de proteção.
  • Deverá ser instalado barramentos para cada condutores das fases.
  • Deverá ser também montado terminais para conexão dos condutores neutros.
  • Deverá ser montado terminais para conexão dos condutores de proteção PE.
  • Sempre montar disjuntores termomagnéticos para proteção dos circuitos internos.
  • Se possível fazer a instalação de dispositivo diferencial – Residual – DR;
  • Instalar dispositivos de sobretensão.
Nota: Um quadro de distribuição tem que ser bem fechado, oferecendo assim segurança para as pessoas evitando contatos com as partes energizadas, os barramentos e as conexões deveram ser bem isolados.
Lembrete: Um QDC é o centro de distribuição de energia de toda instalação elétrica de uma  residência; O QDC recebe a energia do padrão e faz a distribuição para os circuitos de iluminação, tomadas etc, é no QDC que se encontram todos os circuitos de proteções.
   

              Um vídeo para entender melhor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Testar Polarização dos enrolamentos de Motores Elétricos Trifásico.

Como testar polarização dos enrolamentos de motores elétricos . Para fazermos este tipos de testes de polarização nos enrolamentos, vamos precisar de um multímetro com escala de tensão alternada. Como testar ! Vamos criar os procedimentos necessários para os testes de polarização dos enrolamentos de motores elétricos, é muito simples e fácil de fazer, só tem que ficar atento para não acidentar, pois vamos trabalhar com uma tensão de 220 volts na hora do teste, sempre ligar as pontas para teste com a rede elétrica desligada, só depois que as pontas estiverem conectadas na rede é que devemos energizar as mesmas. Como testar ! Primeiramente para fazer um teste de polarização, tem que usar um multímetro na escala de tensão alternada, com o uso deste multímetro conseguimos identificar a polarização dos enrolamentos dos motores elétricos; para fazer os testes de polarização vamos consideras as três bobinas do motor, já que este teste se refere a um motor trifásico de seis pontas confo...

lista de ferramentas para eletricista

AS FERRAMENTAS Para poder trabalhar com eletricidade não podemos contar simplesmente com as nossas mãos. Precisamos de um certo número de ferramentas que, felizmente, não são das mais caras. Na verdade, existem algumas ferramentas sofisticadas que podem facilitar muito certos trabalhos, mas a relação custo/ benefício torna-as muito mais interessantes para os instaladores e eletricistas profissionais do que para os amadores. Por outro lado, existem as ferramentas obrigatórias, que são aquelas necessárias para realizar os mínimos trabalhos de reparação ou implantação numa instalação elétrica. A seguir, vamos dar uma relação dessas ferramentas obrigatórias que recomendamos que o leitor tenha à disposição, além de algumas que não são obrigatórias, mas que podem ajudar bastante . a) Chave de fenda Certamente esta é a ferramenta mais comum e a maioria das pessoas possui em casa. Para trabalhar com instalações elétricas é conveniente ter pelo menos duas chaves de fenda disponív...